Como é formado uma fonte de água termal?

As águas termais são uma maravilha natural que tem encantado as pessoas ao redor do mundo há séculos. Além de possuírem diversos benefícios, as elas também são grades responsáveis pelo turismo em lugares como no hotel vila germanica, em Piratuba- SC!
Bom, você provavelmente já deve ter ouvido falar que as águas termais são águas naturalmente “quentinhas”, mas, na verdade, elas são muito mais!
Primeiramente, precisamos entender o que são águas minerais. Elas vêm de fontes naturais ou artificiais, e possuem uma composição físico-química que se difere das águas comuns, fazendo com que, dependendo da sua classificação, elas sejam consideradas medicamentosas
Voltando então para as águas termais, elas são nada mais do que águas minerais termo aquecidas, que brotam do solo e permanecem quentes graças a geotermia ou a vulcanização. Para ela ser considerada termal, sua temperatura deve ser superior do que a temperatura do corpo humano, ou seja, maior do que 37 °C.
No processo de vulcanização, é a presença de um vulcão ativo que aquece a água, uma vez que o magma aquece as rochas que, consequentemente aquecem a água. Nesse caso, muitas vezes a água é superaquecida e se torna inadequada para nós, podendo causar queimaduras. No Brasil, como não há a presença de vulcões, não possuímos esse tipo de água termal.
Já o segundo processo, o geotérmico, acontece quando as águas da chuva ou as águas subterrâneas penetram o solo e chegam até as rochas mais profundas, as quais são aquecidas pelo calor da Terra.
Quanto mais profundo, mais quente as rochas e as águas ficam. Durante a sua jornada subterrânea, esse contato com as rochas faz com que a água absorva os minerais presentes nelas, deixando-a com as propriedades minerais que comentamos no início. Esses minerais podem incluir cálcio, magnésio, enxofre, potássio e muitos outros.
Quando as águas atingem uma certa profundidade, a pressão faz com que elas subam novamente para a superfície, formando as fontes termais.
No Hotel santa catarina você encontra tudo isso e muito mais!
As pessoas aproveitam as águas termais de diferentes maneiras. Algumas preferem mergulhar em piscinas termais, enquanto outras optam por tomar duchas termais. Além disso, existem spas e resorts especializados em tratamentos termais, como massagens, envoltórios corporais e terapias com lama. Independentemente de como sejam desfrutadas, as águas termais oferecem uma experiência única e relaxante. A combinação da temperatura quente, dos minerais e do ambiente tranquilo proporciona um momento de alívio do estresse e de conexão com a natureza. Em resumo, as águas termais são fontes naturais de água quente que emergem do subsolo. Sua temperatura elevada e a presença de minerais as tornam únicas e atraentes para aqueles que buscam relaxamento e benefícios para a saúde.